terça-feira, 8 de março de 2011

Olá !

Bem-vindo ao blog da Bíblioteca Pública Municipal Dona Luizinha Alves!

Criado para possibilitar o acesso e a comunicação entre os Ubaporanguenses conectados à internet e a Biblioteca Pública de Ubaporanga, este blog é um dos quatro iniciados neste mês de fevereiro, com intenção de levar cultura e principalmente informação a todos que desejem e possam buscá-la através dos meios digitais. A partir de agora, através destes blogs, todos poderão saber o que acontece em Ubaporanga. E sobre a nossa boa biblioteca pública e tudo o que envolva ela, será possível saber através deste blog aqui.

Há muitos Ubaporanguenses que nunca foram até a biblioteca, seja apenas para fazer uma visita e conhecer, ou pegar um livro pra ler. Há quem nem saiba que Ubaporanga tem uma biblioteca pública. E olha que a nossa biblioteca já tem muita história pra contar...

A biblioteca pública de Ubaporanga foi criada em 2002 e iniciando seus trabalhos em uma pequena sala de 30 metros quadrados ao lado da prefeitura municipal, ela imediatamente começou a receber doações constantes vindo de todas as partes do município e do país. Foram caixas e caixas de livros chegando praticamente todos os meses, e em pouco tempo já não havia mais espaço sendo preciso providenciar novas instalações. O seu acervo foi crescendo, crescendo, e hoje já ocupa totalmente dois andares do prédio localizado à Rua São Domingos, Nº82, no centro da cidade. São mais de 20.000 obras diversas, de literatura estrangeira e nacional a enciclopédias e revistas semanais, de livros de medicina e direito a livros de programação de computadores, e ainda gibis, livros infantis e juvenis, livros de fotos, didáticos, enfim, realmente há de tudo um pouco em nosso acervo.
Com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, a Biblioteca oferece uma importante ajuda nas pesquisas e tarefas escolares, na leitura de textos em fontes diversas, atendendo nos empréstimos domiciliares, nos momentos de lazer e ainda no desenvolvimento do projeto “Ler é preciso”, que promove “A hora do conto” onde as bibliotecárias contam histórias e Estórias para turmas de alunos das escolas do município.


Além de tudo isto, as instalações da Biblioteca ainda abrigam dois museus! Com peças muito interessantes e algumas bem raras também, num acervo próprio e e grande valor histórico. Mas, vamos falar sobre isto mais a frente, sobre isto e muito mais. Por enquanto, só queremos dar a você nossas boas vindas. Fique à vontade para comentar, dar sugestões, e fazer perguntas. Contamos mesmo com a sua participação e com sua visita, virtual, por aqui, e real no endereço que citamos algumas linhas acima.